sábado, 15 de setembro de 2007

Os Blogs dos programas jornalísticos

Foi-se o tempo em que blog era apenas um diário íntimo. Depois de uma resistência(que dura até hoje em dia) o blog já ganhou mais credibilidade e pode ser usado como fonte de informação.

O blog leva o nome do jornalista assim como um jornal tem seu nome. As pessoas lêem o Diário do Nordeste, por exemplo, pelo nome e a credibilidade que passa e não pelos jornalistas que ali trabalham. Já com os blogs, a "marca" é o próprio jornalista.

Com o passar do tempo foi descoberto que os blogs poderiam ter uma outra função, não apenas para diário íntimo. Hoje temos até blogs de programas.

Peguei como exemplo alguns programas da ESPN Brasil. O jornalismo esportivo é, de certa forma, meio rejeitado. E tal emissora consegue fazer com o esporte, um jornalismo sério.

Na ESPN Brasil, alguns programas possuem seus blogs onde os telespectadores podem acompanhar não só o que houve nos programas anteriores, mas também o desenrolar do prósimo programa.

Um dos bons programas que a emissora tem é o "Caravana do Esporte". Os jornalistas saem pelo país, em cidades com IDH muito baixo, promovendo esporte nas comunidades. E toda a pré -produção do programa é postada no blog. Sempre escrito por jornalistas.