terça-feira, 25 de setembro de 2007

Portais

Os portais são espécies de jornais na internet. Além das páginas tradicionais, os próprios jornais mantém portais para não perder uma notícia.

Com um grande fluxo de informações é necessário haver uma organização da informação para que o internauta não se perca. Nisso tudo, para se pôr um portal no ar, há de se elaborar um projeto minucioso que passa por diversos campos, dentre estes, design, organização da informação, noções de jornalismo, fotografia, etc.

Manter o portal sempre atualizado é princípio básico para o sucesso. No Brasil existe uma cultura de acesso aos portais muito forte. Interessante perceber como a internet deixou os jornais impressos do dia, "velhos". Quando lemos os jornais do dia, parece que já sabemos de tudo. E, em sua maioria, obtemos tais informações através de algum portal.

Além do lado jornalístico, os portais possuem canais (links) de acesso à entretenimento e interação. Não basta apenas ler, tem que interagir. A medida que o usuário interage com o portal, mais tempo ele permanece. E o intuito é manter a pessoa no portal ou levar, a partir dele, para outro lugar. Lembrando sempre que se o portal levou para algum outro site através de um anúncio, mais lucro terá.

Interessante é perceber a imensidão de um portal. Posteriormente colocarei um organograma de um portal básico.